Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon - Meus Antídotos

22 de setembro de 2017

Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon

Oi amores! Tanto tempo que eu não falo sobre livros! Minhas leituras andam bem devagar por conta dos compromissos da faculdade, e mesmo os livros que eu li nos últimos meses, não vim falar sobre eles com vocês. Mas eu precisava falar sobre Tudo e todas as coisas, porque é um livro que você não pode deixar de ler.

Sobre o livro
Título original: Everything, everything
Ano: 2017
Número de páginas: 280
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580416992
Sinopse: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.


Tudo e todas as coisas conta a história de Maddy, uma garota que vive em uma bolha dentro de casa desde que tinha apenas alguns meses, por causa de uma doença chamada imunodeficiência combinada grave. Maddy se acostumou com a vida que levava, apenas com o convivência de sua mãe e sua enfermeira, até que um dia uma família se muda para a casa ao lado. A família de Olly. Quando Maddy e Olly se apaixonam, o mundo de Maddy muda, e agora a garota que não pode sair de casa, quer conhecer o mundo.

O livro escrito por Nicola Yoon é impressionante. No começo do livro conhecemos Madeline e nos simpatizamos com sua história e sofremos por ela não poder conhecer o mundo e mais ainda quando ela se apaixona e a dificuldade que é viver esse amor. Mesmo assim Maddy e Olly arrumam um jeito de ficarem juntos, e quando ela decide se arriscar e ir “lá fora” com ele as coisas começam a mudar na vida dela. Mudar muito.

Olly é o garoto que nos apaixonamos de cara. Fofo, engraçado e protetor. Olly também tem sua própria história e seu próprio drama familiar, o que nos faz torcer ainda mais por ele e para que as coisas deem certo em sua vida. 

Eu amei o livro, por tantas razões. Primeiro que ele é de fácil leitura, apesar do tema difícil como a IDCG, o livro é lindo e tem várias ilustrações do início ao fim, e eu amo essas coisas, é como estar lendo um diário. E pela reviravolta que o livro dá, nos levando a um final inimaginável, feliz e triste ao mesmo tempo. O livro não envolve só a doença de Madeline, ou o amor impossível por causa dela, mas também um drama familiar complicado.

E como eu sou a louca dos quotes, trouxe alguns para vocês.
"Por mais que eu esteja tentando bloquear o mundo lá fora, ele parece determinado a entrar."
"Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua."
"Mas a descrição de uma árvore não é uma árvore, e milhares de beijos de papel jamais serão iguais à sensação dos lábios de Olly colados nos meus."
"Às vezes a gente faz uma coisa pelo motivo certo; às vezes, pelo errado; e às vezes não dá para distinguir."
"Se você não tem do que se arrepender, é porque não está vivendo."
"Devo tomar cuidado porque, quando começamos a fazer parte do mundo, ele também se torna parte de nós?"
"A teoria do caos diz que a menor das alterações nas condições iniciais pode provocar
resultados totalmente imprevisíveis. O bater das asas de uma borboleta pode provocar o vento se torna um furacão."

Como todos devem saber, o livro teve sua adaptação para o cinema em 2017, e eu como boa leitura aguardei até terminar o livro pra finalmente assistir ao filme.

Sobre o filme

Eu amei o filme, ele é tão bom quanto ao livro. A adaptação, salvo por algumas alterações, é bem fiel ao livro. O casal é o mais fofo. No fim do filme, aparece algumas das ilustrações do livro, o que eu também gostei muito. O filme acabou e eu já fiquei com vontade de ver de novo. É leve, divertido e apaixonante.

Recomendo que todos leiam o livro e assistam ao filme, nessa ordem. Para quem não leu ao livro, pode baixar oprimeiro capítulo aqui. Para quem não assistiu, aqui vai o trailer.


Ps: O trailer pode conter spoiler. 

E você? Leu o livro? Assistiu ao filme? Me conta o que você achou. 

12 comentários

  1. Eu quero muitooo ler esse livro e depois ver o filme! Mas as minhas leituras andam bem paradas por causa da faculdade, então o livro está na espera. Achei a história tão fofa e estou bem curiosa.

    Bom fim de semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, Grazy! Eu já tinha visto o trailer do filme e deu aquela vontadezinha de assistir, mas depois dessa tua resenha deu vontade de ler o livro antes! Já tá na listinha. =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha,eu adorei o romance entre a Maddy e o Olly e ficava bem mal pelas dificuldades e não esperava aquela revelação q fiquei com muita raiva.
    Ainda não pude ver o filme
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Adorei a resenha!
    Mas não tenho muito interesse no livro, a premissa não me ganhou. =(
    Pretendo assistir ao filme pra conhecer a história.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não conhecia,mas amei conhecer! Bjs linda <3

    LEH BLOG ? INSTAGRAM ?

    ResponderExcluir
  6. Olha eu não conhecia ele, faz um tempo que não leio um livro assim, e amei ele pela resenha!!

    http://www.teoremademahlli.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conheci, mais já fiquei louca para assistir o filme e ler o livro.
    Beijos lindona.
    http://www.vempracablog.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecíamos o livro, mas gostamos de conhecer o enredo é bem interessante!! Ficamos com vontade de assistir o filme!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Faz resenha do meu livro depois! Vou adorar ler!

    Zíper Chique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, adorei a sinopse do seu livro, mas ainda não o adquiri.
      Quando ler vai ser um prazer falar sobre ele.
      Beeijoo!!!

      Excluir
  10. Oi Grazy,

    Eu li esse livro depois de ler uma resenha em um blog e realmente é uma leitura leve e gostosa. AMEI DEMAIS a forma como a autora colocou todo o drama das duas famílias e também os erros e tudo mais. O final apesar de não ter sido uma surpresa TOTAL pra mim, foi muito bem trabalhado. Ainda não vi o filme, quero ver assim que possível.

    Adorei a resenha <3

    Beijos
    Aline.

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Eu li o livro faz pouco tempo, e fiz até resenha no meu blog, se quiser conferir depois.
    No meu caso, não curti tanto, mas que legal ver um ponto de vista diferente! :D

    Beijão
    Início de Conversa

    ResponderExcluir

Comente! Mas por favor, não deixe de ler o post. Isso é muito importante.
Não esquece de deixar o endereço do blog.
Ficarei feliz em retribuir a visita. Volte sempre!
x.o.x.o